22 de março de 2022861 palavras3.3 min leitura

O que é natação e qual a sua história?

Afinal, o que é natação? Desde quando o é praticada? Quais são os seus benefícios? Comum para muitos, a história do esporte vem de longa data. Os primeiros registros da atividade são de 2.500 a.C e as suas vantagens vão para além de ser uma atividade física completa.

Então, se você está curioso para saber algumas curiosidades sobre a natação, continue com a leitura deste artigo! Aqui, vamos te contar muitas coisas que você não sabe sobre o esporte. Vamos lá? 🏊‍♀️

O que é natação?

Natação é um esporte que consiste na capacidade do ser humano de se locomover na água. Para isso, o exercício combina força e movimentos coordenados dos membros superiores e inferiores, ou seja, braços, tórax, ombros, quadril e pernas.

Disputada desde a primeira edição das Olimpíadas, em Atenas no ano de 1896, pinturas rupestres fazem referência a natação há 7 mil anos. Mas foram os ingleses que criaram as regras e competições para a prática do esporte, no século XIX.

Os estilos da natação dividem-se em quatro: crawl, costas, peito e borboleta. Ainda neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre eles.

💡Saiba mais: 

História da natação

Agora, vamos entender como o esporte surgiu. Como já comentado, a modalidade já era praticada muito antes de Cristo. No entanto, nessa época, a atividade tinha um único objetivo: a sobrevivência.

A prática era utilizada para construção de casas na superfície aquática, as chamadas palafitas. A natação também era praticada para auxiliar na pesca de peixes.

Além disso, o esporte também fazia parte do treinamento de guerreiros na Grécia antiga, que ao se deslocarem para os campos de batalha, muitas vezes, precisavam atravessar rios.

Mas foi somente no século XIX que a natação ficou popular, quando o nobre britânico Lord Byron decidiu atravessar o Estreito de Dardanelos, canal que liga a Europa à Ásia, a nado. E, a partir daí, as regras para a prática da natação começaram a ser criadas.

A primeira disputa da modalidade ocorreu na Austrália, em 1958. Dez anos depois, a Inglaterra e os Estados Unidos começaram a promover competições.

Nos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, em 1896, a natação foi disputada em três provas: 100 metros, 500 metros e 1.200 metros livres: todos no mar.

💡Saiba mais: Afinal, a natação emagrece?

Estilos da natação

Os estilos de natação dividem-se em quatro: crawl, costas, peito e borboleta.

No nado crawl, o peito fica submerso e a força dos movimentos das pernas é de cima para baixo, como batidas de pernas e movimento dos braços alternados.

Já no costas, o movimento é igual ao do crawl, com a diferença que o peito fica para cima durante o nado.

💡Saiba mais: Como nadar o costas?

Por fim, os nados peito e borboleta são os diferentes da natação. No peito, os braços são contraídos próximo das laterais do corpo depois estendidos a frente. Já as pernas são encolhidas e depois estendidas.

💡Saiba mais: Como nadar o estilo peito?

No borboleta, os braços são elevados simultaneamente para fora da água com os movimentos das pernas juntos para dar a propulsão.

💡Saiba mais: 

Regras da natação

Agora que você já sabe tudo sobre o esporte, confira as principais regras da natação:

  • As dimensões de uma piscina olímpica são de 50 x 25 metros, com três metros de profundidade;
  • Existem competições em piscinas curtas, que tem 25x 20 metros, com os mesmos três metros de profundidade;
  • A piscina é dividida por oito raias, demarcadas por uma faixa no fundo em formato de t.

💡Saiba mais: Como os trajes de natação evoluíram e como escolher o melhor modelo?

Além disso, as provas são disputadas nas seguintes modalidades:

  • Livre: 50m, 100m, 200m, 400m, 800m e 1500m;
  • Costas: 50m (não olímpico), 100m e 200m;
  • Peito: 50m (não olímpico), 100m e 200m;
  • Borboleta: 50m (não olímpico), 100m e 200m;
  • Medley: 200m (50m cada estilo) e 400m (100m cada estilo);
  • Revezamento: 4x100m livre (100m cada integrante da equipe), 4x200m livre (200m cada) e 4x100m medley (100m cada integrante, um estilo por nadador).

👉 Veja: Regras oficiais da natação

Conclusão

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre o que a natação, as suas regras e origem? Se você ainda não iniciou no esporte, te aconselhamos a procurar um profissional de educação física especializado no esporte para orientá-lo em seus primeiros passos!

E caso queira ler mais conteúdos sobre natação, confira o nosso blog.

COMPARTILHE

Talitha Adde

Jornalista e pós-graduada em Jornalismo Digital pela ESPM-SP. É atleta de natação e águas abertas formada no Clube Paineiras do Morumby. Gosta de produzir conteúdos que ajudem a elevar o nível do esporte amador e competitivo.

Ver publicações

Artigos relacionados