13 de abril de 2022788 palavras3 min leitura

Afinal, a natação emagrece?

A natação emagrece porque é um esporte que exige o movimento de todo o corpo, não apenas os braços, tronco e pernas, como também nos pulmões e o coração.


Se você está procurando uma atividade para perder peso e quer saber se a natação emagrece, acabou de chegar ao conteúdo certo. Afinal, o esporte aliado a uma boa alimentação e acompanhamento profissional, pode ajudar a acelerar o metabolismo do seu corpo.

Além disso, como a natação é um esporte de baixo impacto, é indicada para todas as idades, o que favorece, também a saúde de crianças e idosos que precisam perder peso.

Então, quer saber mais sobre como a natação emagrece? Continue a leitura deste conteúdo que vamos te contar tudo sobre o assunto. Vamos lá?

Por que a natação emagrece?

A natação emagrece porque é um esporte que exige o movimento de todo o corpo, não apenas os braços, tronco e pernas, como também nos pulmões e o coração. Além disso, outros fatores que influenciam a perda de peso no esporte são:

Diminui a retenção de líquido

O esporte é uma boa atividade para evitar a retenção de líquido. Isso porque a natação estimula os membros inferiores, melhorando a circulação sanguínea.

Além disso, a pressão da água comprime os membros inchados, funcionando como uma drenagem linfática e aliviando os desconfortos proporcionados pela retenção líquida.

É um esporte aeróbico

A natação emagrece porque é uma atividade aeróbica. Mas, para ajudar na perda de peso, é importante praticar o esporte com constância, isto é, no mínimo de três vezes por semana por 40 minutos.

Além disso, a atividade também ajuda no ganho de massa muscular, já que durante a natação o corpo faz força para se movimentar na água, o que ajuda na definição de músculos do corpo

💡Saiba mais: O que é natação em águas abertas e como praticá-la de forma segura?

Fornece alta queima calórica

A natação é um dos esportes mais intensivos. A prática do esporte em uma velocidade moderada consome 400 calorias queimadas por hora de prática e pode chegar a 900 calorias em ritmo mais intenso.

💡Saiba mais: Como a natação ajuda na perda de calorias?

Outros benefícios da natação

Além de ajudar no emagrecimento, a natação é benéfica por outros motivos. Confira a seguir:

Qualquer pessoa pode praticar

A atividade é um esporte democrático. Pode ser praticada por homens, mulheres, crianças, adultos, idosos e gestantes.

Apenas se lembre de que antes de iniciar qualquer tipo de atividade esportiva, é preciso procurar um médico para verificar a sua saúde física.

💡Saiba mais: Quais são as regras da natação?

Melhora a postura

A prática da natação ajuda no fortalecimento dos músculos do core, responsáveis pela sustentação do corpo e a correção da postura.

Além disso, o esporte também pode melhorar a flexibilidade do praticante, já que exige a movimentação constante das pernas e braços para a locomoção.

Ajuda no fortalecimento da articulação

Se você sente dores em articulações, como cotovelos, quadris, joelhos e tendões, a natação pode ser uma solução para amenizá-las.

Por ser uma atividade que reduz a ação da gravidade sobre o corpo, o esporte tem baixo impacto articular e pode ajudar no tratamento de lesões.

💡Saiba mais: Quais são os benefícios da natação para o corpo?

O que comer antes e depois da natação?

Para auxiliar no emagrecimento, a natação só funciona com uma dieta balanceada. Por isso, antes de praticar o esporte, é recomendado ingerir carboidratos para ajudar no armazenamento de energia nos músculos. Como exemplo, inclua batata doce, macarrão, biscoito de arroz etc.

Depois da atividade, o ideal é consumir proteínas, já que ajudam a reparar os músculos. São exemplos a proteína do leite, ovo, carne, entre outros.

Para qualquer um dos casos, lembre-se sempre de consultar um nutricionista.

Conclusão sobre natação para emagrecer

Ao longo deste artigo, vimos como a natação emagrece. A prática do esporte tem um gasto calórico que independe do tipo de nado. No entanto, algumas evidências apontam que há queima de calorias maior ou menor conforme o nado: o borboleta, por exemplo, está na primeira posição, seguido do nado crawl, costas e peito.

Por fim, caso queira ler mais conteúdos sobre natação, confira o nosso blog

COMPARTILHE

Talitha Adde

Jornalista e pós-graduada em Jornalismo Digital pela ESPM-SP. É atleta de natação e águas abertas formada no Clube Paineiras do Morumby. Gosta de produzir conteúdos que ajudem a elevar o nível do esporte amador e competitivo.

Ver publicações

Artigos relacionados