6 de abril de 20221066 palavras4.1 min leitura

O que é natação em águas abertas e como praticá-la de forma segura?

Se você gosta de nadar, com certeza já arriscou umas braçadas no mar, rio ou em lagos. Mas você sabia que existe uma modalidade competitiva para essa prática? A natação em águas abertas ganhou forças nos últimos anos. Afinal, quem não se lembra do ouro olímpico da atleta brasileira Ana Marcela Cunha? Difícil de esquecer!

No entanto, ao contrário da natação, quem deseja se arriscar na modalidade precisa ficar atento a alguns cuidados antes de praticá-la. Afinal, a condição do tempo influência diretamente no desempenho de um nadador de águas abertas.

Pensando nisso, preparamos este artigo para te contar tudo sobre o assunto. Aqui, você descobre o que é a natação em águas abertas, como começar e os principais cuidados para a prática. Então, vamos lá? 🌊

O que significa natação em águas abertas?

Natação em águas abertas é a prática do esporte em mar, rios ou lagos, que exige muita preparação, resistência e técnica de nado específica. Isso porque, o vento, a temperatura da água e a corrente são fatores que influenciam diretamente no desempenho de um atleta na água.

Desde 2008, a prova de 10 quilômetros de natação em águas abertas é considerada um esporte olímpico. Geralmente, competições na modalidade envolvem nadar distâncias que variam de 500 metros a dezenas de quilômetros.

💡Saiba mais: Como nadar em mar aberto?

Quais são os benefícios de natação águas abertas?

Os benefícios da natação são muitos: aumenta a frequência cardíaca, tonifica os músculos, melhora a força e resistência. Agora, quando o esporte é praticado em águas abertas, existem ainda mais vantagens para a saúde.

Nadar em água fria contribui para a ativação da circulação sanguínea e fortalece o sistema imunológico.

Ao nadar no mar, por exemplo, a água salgada ajuda a descongestionar as vias áreas, além de ter propriedades antidepressivas, anti-ansiedade e melhorar o humor.

Por último, a modalidade permite que o corpo trabalhe com mais grupos musculares do que uma piscina, já que as correntes exigem mais força do atleta para se locomover na água e também para respirar.

Nesse tipo de modalidade, para se orientar na água, os atletas precisam levantar a cabeça para a respiração. Isso tudo envolve o trabalho de músculos do pescoço e da parte inferior das costas.

💡Saiba mais:

Como nadar em águas abertas: principais cuidados

Antes de começar a praticar o esporte, conheça algumas dicas:

1. Alimente-se bem

Seja em mar, rio ou no lago, a natação em águas abertas demanda muito esforço e disposição. Por isso, é importante fazer uma boa alimentação antes de praticar o esporte.

O ideal, para distâncias acima de 3 quilômetros, é consultar uma nutricionista. Mas, em termos gerais, o ideal é consumir bastante carboidrato antes da prova, como massas, legumes, arroz, milho, cuscuz, quinoa, pães, torradas etc. Essa é uma estratégia para armazenar energia muscular.

Além disso, não se esqueça de se hidratar. A falta de água pode trazer problemas como cãibra, além de contrações musculares durante a prova.

2. Nade com segurança

Ao se arriscar na modalidade, procure nadar em lugares monitorados por salva-vidas. Se essa opção não for possível, busque alguém para acompanhá-lo, ou, pelo menos, deixe uma pessoa próxima avisada.

Hoje, para nadar com mais segurança em mar, rios ou lagos, existem as boias para natação de águas abertas. Esse tipo de acessório funciona como uma sinalização para que o nadador possa ser melhor identificado por embarcações. Outra dica nesse sentido é usar toucas de natação com cores chamativas.

Além disso, nas boias de natação para águas abertas, é possível carregar suplementos alimentares e garrafinhas de água para hidratação.

E claro: não se esqueça do protetor solar para evitar queimaduras pela exposição prolongada ao sol.

💡Saiba mais: Quais são os melhores relógios para natação?

3. Defina pontos de referência na terra

Ao contrário da piscina, se arriscar na natação de águas abertas apresenta uma desvantagem: a navegação.

Por isso, antes de entrar no mar, rio ou lago, olhem bem ao redor e veja quais pontos podem servir como referência de percurso. Pode ser um prédio colorido, uma pedra diferente, árvores mais altas e até mesmo pontas de montanhas.

💡Saiba mais: 5 melhores óculos de natação [+ guia para escolher o modelo]

4. Respeite os seus limites

A natação em águas abertas exige muita atenção e uma maior condição física do que o esporte tradicional. Então, por exemplo, se você está acostumado a nadar 1.000 metros na piscina, não tente nadar 1.500 metros no mar, rio ou lago. Além disso, mantenha sempre o ritmo que você está acostumado a nadar.

Por fim, se no dia do treino você não estiver se sentindo bem ou seguro, evite dar umas braçadas.

💡Saiba mais: Guia completo de como nadar na chuva

Regras de natação em águas abertas

Atualmente, segundo as regras de maratona aquática da CBDA (Confederação Brasileira de Deportos Aquáticos), a idade mínima para a prática de natação em águas abertas é de 14 anos.

Para que a prova aconteça, a temperatura da água precisa estar entre 16º C e 31º C e a profundidade durante todo o percurso precisa ser de, no mínimo, 1,4 metro.

Para a largada, os competidores saem de dentro da água ou de uma plataforma fixa. Além disso, os nadadores não são separados por raias, como nas piscinas, e o contato físico é praticamente inevitável. Por isso, é muito importante ter experiência no ambiente aquático antes de se aventurar no esporte.

Conclusão sobre natação em águas abertas

Ao longo deste artigo, vimos as principais dicas de natação em águas abertas. Antes de se arriscar no esporte, certifique-se das condições do local, se são comuns pedras, mudança de máres, buraco ou tráfego de embarcações.

E caso queira ler mais conteúdos sobre natação, confira o nosso blog.

COMPARTILHE

Talitha Adde

Jornalista e pós-graduada em Jornalismo Digital pela ESPM-SP. É atleta de natação e águas abertas formada no Clube Paineiras do Morumby. Gosta de produzir conteúdos que ajudem a elevar o nível do esporte amador e competitivo.

Ver publicações

Artigos relacionados