26 de agosto de 2022843 palavras3.2 min leitura

Como nadar em mar aberto?

Nadar no mar sempre proporciona diferentes sensações por ser feito em um ambiente que dá um toque de liberdade para o atleta. No entanto, antes de encarar a atividade, é preciso muito preparo e seguir algumas orientações.

Afinal, é um esporte que exige muita técnica de nado, atenção e, principalmente, se sentir seguro.

Então, se você quer aprender como nadar no mar, separamos algumas dicas importantes para começar. Vamos lá?

Como nadar no mar?

A seguir, veja as principais dicas de como nadar no mar: 

1. Treine em piscina

Pode parecer uma dica estranha, mas quem deseja nadar no mar, primeiramente, deve aprender o esporte na piscina para treinar as suas habilidades de natação, como:

  • Técnicas das braçadas;
  • Ritmo do nado;
  • Técnica de respiração em águas abertas (que deve ser feita de forma frontal);
  • Direção do nado.

Isso tudo são requisitos essenciais para você se sentir tecnicamente seguro ao nadar no mar.

💡Saiba mais: 

2. Hidrata-se antes e durante o exercício

Mantenha-se bem hidratado com isotônicos antes e durante o tempo em que nadar no mar e coma alimentos ricos em potássio, como a banana, por exemplo.

Tudo isso é importante para evitar câimbras durante a prática e te dar a energia suficiente para concluir a prática sem nenhum tipo de perrengue.

💡Saiba mais: O que comer antes da natação?

3. Nade acompanhado

Nadar no mar exige diferentes tipos de atenção, como a presença de correntezas, direção de ventos, direção etc. A dica é levar sempre um amigo ou treinador para acompanhar você.

Outra ótima dica é avisar os salva-vidas do local onde você nadará sobre sua atividade.
💡Saiba mais: O que é natação em águas abertas e como praticá-la de forma segura?

4. Aprenda a nadar no mar

Existem  diferenças entre nadar em piscinas ou no mar. Por isso:

Aprenda a lidar com ondas

As ondas fazem parte da rotina de um nadador de águas abertas. E podem atrapalhar seu nado e, principalmente, sua respiração, já que a água pode bater no momento em que você fazia a virada para respirar.

💡Saiba mais: Guia completo de como nadar na chuva

Supere a arrebentação

A arrebentação é o ponto onde as ondas se quebram, dando um “caldo” em muitos nadadores.

Tente passar a arrebentação o mais rápido possível sem entrar no meio dela quando uma onda estiver quebrando. Depois, a natação fica muito mais suave.

Entenda a correnteza

A correnteza pode tanto ser sua maior amiga quanto maior inimiga durante um treino ou uma prova. Nadar contra ela significa um grande gasto de energia e de tempo. Porém, se ela estiver a seu favor, tudo fica mais fácil.

5. Esteja sempre visível

Isso ajudará as pessoas a te acharem caso você precise de ajuda. Toucas, boias de segurança, maiôs e sungas coloridas servem exatamente para esse fim.

[Extra] Desafio de 100 quilômetros em 4 dias

O ultramaratonista brasileiro Samir Barel já concluiu algumas das maiores e mais difíceis maratonas aquáticas: a travessia Hernandarias – Paraná, a prova mais longa do mundo, cujo percurso é de 88 km.

Nesta temporada 2022, o nadador  decidiu ousar e encarar um feito inédito nas águas abertas: nadar no mar 100 quilômetros em quatro dias seguidos.

Desde esta quarta-feira (24/08), o atleta de 39 anos está encarando as 4 principais provas de ultramaratonas aquática do Brasil: Leme ao Pontal/RJ (36k), Leme – Barra/RJ (16k), Swim Bisa – Ilha Grande/RJ (25k) e 14 Bis – Bertioga/SP (24k).

“Espero que a minha história, meu exemplo, possa inspirar pessoas, nadadores ou não, a saírem de sua zona de conforto e buscarem um propósito para o seu dia a dia. Ter um objetivo, independente de qual seja, é o que faz a vida ter sentido e razão”, afirma o treinador e fundador da Samir Barel Assessoria Aquática.

A motivação

Conhecido por ser um dos principais incentivadores da maratona aquática no país, Samir decidiu aproveitar o engajamento com a comunidade aquática e simpatizantes da causa para promover uma arrecadação solidária em parceria com a SAS Brasil.

A cada 100 reais de doação será disponibilizado acesso à saúde especializada para uma criança, incluindo oftalmologia, odontologia, pediatria, nutrição, entre tantas outras especialidades.”É nosso dever, como cidadãos, ajudar essa nova geração, especialmente aqueles mais necessitados, a entender a importância de conhecer seu próprio corpo e cuidar bem da sua saúde física e mental”, reforça o atleta.

Quem quiser fazer sua doação, já pode entrar no site.

Tudo certo sobre como nadar no mar?

Ao longo deste artigo, você conferiu algumas das principais dicas para nadar no mar. Caso ainda seja iniciante, lembre-se de sempre nadar acompanhado.

E caso queira ler mais conteúdos sobre natação, confira o nosso blog.

 

COMPARTILHE

Talitha Adde

Jornalista e pós-graduada em Jornalismo Digital pela ESPM-SP. É atleta de natação e águas abertas formada no Clube Paineiras do Morumby. Gosta de produzir conteúdos que ajudem a elevar o nível do esporte amador e competitivo.

Ver publicações

Artigos relacionados