28 de julho de 2022783 palavras3 min leitura

Como melhorar o nado crawl? Veja lista de educativos

Melhorar a parte técnica é importante para qualquer nadador. E quando pensamos no tema, logo vem à mente exercícios corretivos. Mas você sabe quais são os melhores educativos do nado crawl?

Muito debatido entre atletas, os exercícios para correção de técnica são uma ferramenta muito poderosa e trazem um salto de qualidade no seu treino de natação, principalmente quando falamos sobre uma boa postura na água.

💡Saiba mais: O que é e como funciona a análise de biomecânica da natação?

Então, pensando nisso, separamos alguns educativos do nado crawl para melhorar a sua técnica. Vamos lá?

💡Saiba mais: O que são educativos para natação e para que servem?

Quais são os melhores educativos do nado crawl?

Saber quais são os melhores educativos do nado crawl é uma dúvida frequente entre nadadores. A resposta é: depende do seu objetivo e nível de natação.

Cada um dos exercícios pode ajudar a aprimorar uma técnica do nado ou desenvolver a coordenação motora. Por isso, contar com o auxílio de um técnico ou professor de natação nesse processo é muito importante.

E para ajudar nessa etapa, separamos os principais objetivos de cada educativo do nado crawl. Assim, você conseguirá visualizar qual o mais indicado para você. Confira os principais a seguir, seja você do nível iniciante ao avançado:

Nado com uma braçada

Nade o crawl apenas com um dos braços, enquanto o outro fica estendido à frente da cabeça. O objetivo é melhorar o movimento da braçada, tanto na fase submersa quanto na fase área, além de ajudar na coordenação do movimento.

2-2-3

A ideia desse educativo do nado crawl é dar duas braçadas com um braço direito (o outro fica esticado a frente da cabeça durante nesse momento), outras duas com o braço esquerdo e depois três alternadas.

Assim como no exercício anterior, o objetivo é ajudar na correção e na execução correta dos movimentos.

Posição 11

Comece com os braços estendidos à frente dos ombros em linha reta. Após quatro pernadas, faça uma braçada do nado crawl.

Esse educativo serve para você entender que o alinhamento da entrada de mão deve ser na largura do ombro em vez de cruzar.

💡Saiba mais: Para que serve um palmar de natação?

Nado contrário

Fique na posição do nado crawl, mas com a cabeça voltada para a borda e as pernas esticadas para trás. Mantenha as pernas sem bater e inicie o movimento da braçada do nado ao contrário. Essa é uma excelente maneira para ter a consciência do nado.

💡Saiba mais: Como melhorar a posição do nado crawl?

Nado subaquático

O educativo do nado crawl consiste em nadar o estilo de baixo da água. Para isso, faça todos os movimentos de braçadas, pernadas e rotação igual ao normal.

Esse é um trabalho de percepção de nado, que inclui consciência corporal, equilíbrio, sensações de movimentos e controle da respiração.

Chutar o chinelo

Se você está procurando um educativo para a pernada do nado crawl, aqui vai uma ideia para entender o movimento que pode ser feito fora da água.

Deixe um chinelo levemente encaixado em seu pé e lance o mais longe possível. Isso te dá a percepção de que com o pé solto o chinelo vai mais longe e assim funciona uma pernada eficiente.

💡Saiba mais: Três formas de usar a prancha de natação

Polo

Caso esteja se arriscando na natação de águas abertas, o educativo polo pode ser uma boa indicação para você.

💡Saiba mais: Como nadar em mar aberto?

Para isso, nade crawl com a cabeça totalmente fora d’água, tente manter a cabeça parada e olhando para frente, não rotacione seu pescoço para respirar do lado. Mantenha a sua pernada constante e forte para evitar que seu corpo afunde.

Ao fazer esse educativo com frequência, você irá fortalecer os músculos usados na orientação das águas abertas especialmente em condições extremas onde há água muito mexida e/ou com ondas.

💡Saiba mais: Para que serve o paraquedas na natação?

Entendido sobre os educativos do nado crawl?

Ao longo deste artigo, vimos uma lista com alguns educativos do nado crawl. Existem inúmeras opções de exercícios, mas lembre-se sempre de consultar um profissional da área antes de colocá-los em prática.

E caso queira ler mais conteúdos sobre natação, confira o nosso blog.

COMPARTILHE

Talitha Adde

Jornalista e pós-graduada em Jornalismo Digital pela ESPM-SP. É atleta de natação e águas abertas formada no Clube Paineiras do Morumby. Gosta de produzir conteúdos que ajudem a elevar o nível do esporte amador e competitivo.

Ver publicações

Artigos relacionados