9 de setembro de 2022480 palavras1.8 min leitura

O que é e como funciona a análise de biomecânica da natação?

Imagine se você pudesse fazer uma espécie de exame no seu nado para poder saber o que é preciso melhorar? É isso que a biomecânica da natação faz.

Essa ciência busca ajudar os atletas por meio do estudo das forças envolvidas no movimento e como elas têm efeito nos seres vivos.

A análise, também, permite contribuir na melhora da técnica de nado, no desenvolvimento de tecnologias dos trajes e na prevenção de lesões.

Como funciona a análise biomecânica da natação?

O biomecânico Augusto Barbosa, da Meazure Pro, empresa que faz as análises de César Cielo e do paralímpico Daniel Dias, explica que a tecnologia permite que se faça um diagnóstico, como se faz um raio-x de um braço quebrado para levar para um médico examinar.

“É basicamente o que a gente faz”, explica ele. “A gente consegue fazer os educativos com os atletas e propor soluções, mas quem está no dia a dia ali é o técnico, então esse trabalho com ele é fundamental”, completa.

💡Saiba mais: 

Na natação, os testes são feitos de três formas diferentes. Na primeira delas, o atleta nada atado a uma plataforma fixa com um sensor capaz de medir a força gerada pelo nado. Os resultados são acompanhados em tempo real num computador.

Ao mesmo tempo, uma câmera subaquática grava os movimentos. Quando o sensor registra uma queda na velocidade, é possível olhar no vídeo o que gerou essa desaceleração. Pelas imagens, também é possível observar as deficiências na técnica de nado.

💡Saiba mais: 7 melhores alongamentos para natação

Além disso, existe uma análise feita em competição, em que a prova é filmada de fora d’água e as distâncias são fatiadas para se medir a velocidade em cada trecho.

Assim, é possível ver exatamente em que pontos do percurso o atleta ganha e perde no desempenho.

💡Saiba mais: Como melhorar a posição do nado crawl?

Países com forte tradição na natação têm o costume de realizar avaliações biomecânicas. É o caso da Austrália e do Japão. Um grande nome que fazia esses testes era Michael Phelps. Parece que foi uma boa ajuda para o nadador, não é mesmo?

💡Saiba mais: O que é A1, A2, A3 na natação?

Entendido como funciona a análise biomecânica na natação?

Tudo certo sobre a análise biomecânica da natação? Caso tenha dúvidas específicas sobre a técnica, não deixe de consultar um especialista da área.

E caso queira ler mais conteúdos sobre natação, confira o nosso blog.

COMPARTILHE

Talitha Adde

Jornalista e pós-graduada em Jornalismo Digital pela ESPM-SP. É atleta de natação e águas abertas formada no Clube Paineiras do Morumby. Gosta de produzir conteúdos que ajudem a elevar o nível do esporte amador e competitivo.

Ver publicações

Artigos relacionados