10 de fevereiro de 2023667 palavras2.5 min leitura

7 melhores alongamentos para natação

Muito se fala sobre os exercícios de educativos dentro da água, mas diversos nadadores ignoram a importância do alongamento para a natação. Os benefícios dessa prática são muitos, desde reduzir a tensão muscular até aumentar a flexibilidade e melhorar os movimentos dos estilos dentro da água.

Mas quando é a melhor hora para fazer exercícios de alongamento? Antes ou depois da sessão de treino? No artigo de hoje, você descobre todas as respostas e ainda confere uma lista com os melhores alongamentos para natação. Então, vamos lá?

💡Saiba mais: Como voltar a treinar depois de um tempo parado?

Principais exercícios de alongamento para natação

Confira a seguir os principais alongamentos para natação:

Ombros e braços

Entrelace os dedos acima da cabeça e, com as mãos voltadas para cima, empurre levemente os braços para cima. Fique nessa posição de 10 a 15 segundos sem prender a respiração. Repita o movimento por três vezes.

💡Saiba mais: O que é e como funciona a análise de biomecânica na natação?

Para os braços

Em pé, com os joelhos um pouco flexionados, puxe suavemente o cotovelo por trás da cabeça enquanto se inclina para o lado a partir dos quadris. Sem prender a respiração, mantenha um alongamento de 10 segundos e depois faça o movimento para o outro lado. Repita o exercício por três vezes.

💡Saiba mais: Como melhorar a posição do nado crawl?

Para as costas

Para alongar as costas e, também, o ombro, fique de pé com os joelhos um pouco flexionados e com a mão esquerda, segure a lateral do braço direito logo acima do cotovelo. Fique por 15 segundos nessa posição e depois execute o exercício com o outro braço. Repita o exercício por três vezes.

Para os tendões e o quadril

Outro alongamento de natação, agora para os tendões e o quadril. Neste exercício, segure a lateral do tornozelo com uma das mãos, com a outra mão e o antebraço em volta do joelho flexionado. Delicadamente, puxe a perna como um todo na direção do tórax. Fique 10 segundos nessa posição e depois execute o alongamento com a outra perna. Repita o exercício por três vezes.

Para virilha

Se você nada o estilo peito, este alongamento de natação é para você. Para alongar a virilha, una a sola dos pés e segure com as mãos. Suavemente, puxe-se para a frente, inclinando a partir dos quadris até sentir um bom alongamento. Segure essa posição por 15 segundos. Repita o exercício por mais três vezes.

💡Saiba mais: Como nadar o estilo peito?

Joelho e quádriceps

Sente-se em cima dos pés e permaneça assim por 20 segundos. Atente-se para manter a coluna reta.

Para relaxar

Para relaxar, deite-se e estenda os braços acima da cabeça e estique as pernas. Alongue os dois braços e as pernas por cinco segundos e repita o exercício duas vezes.

Quando fazer alongamento para natação: antes ou depois do treino?

O alongamento para natação deve ser feito ao final do treino, já que são exercícios terapêuticos utilizados para aumentar a flexibilidade das articulações, ou seja, a amplitude do movimento.

Um músculo não alongado pode ter consequências, como:

  • Aumento do gasto energético;
  • Desestabilização da postura;
  • Compressão das fibras nervosas;
  • Aumento de cãibras e dor.

💡Saiba mais: Para que serve o paraquedas na natação?

Tudo certo sobre os alongamentos para natação?

Ao longo deste artigo vimos os principais exercícios de alongamento para natação. Lembre-se de consultar um profissional especializado no esporte antes de praticar qualquer exercício indicado neste conteúdo.

E caso queira ler mais conteúdos sobre natação, confira o nosso blog.

COMPARTILHE

Talitha Adde

Jornalista e pós-graduada em Jornalismo Digital pela ESPM-SP. É atleta de natação e águas abertas formada no Clube Paineiras do Morumby. Gosta de produzir conteúdos que ajudem a elevar o nível do esporte amador e competitivo.

Ver publicações

Artigos relacionados