3 de março de 2023498 palavras1.9 min leitura

Como voltar a treinar depois de um tempo parado?

Voltar a treinar natação depois de um tempo parado não é uma tarefa fácil. Dependendo da quantidade de dias sem praticar uma atividade física, o seu corpo pode começar a perder força, flexibilidade e, principalmente, a sensibilidade com a água. Por isso, o mais importante é recomeçar gradualmente.

Neste artigo, vamos apresentar as principais dicas para auxiliar na volta aos treinos e como superar os desafios de forma menos dolorosa. Então, vamos lá?

Como voltar aos treinos de natação?

A seguir, veja uma série de conselhos de como voltar aos treinos depois de um tempo parado:

1. Recomece devagar

Recomece devagar, a primeira coisa que você precisa saber é que não adianta recuperar o tempo perdido todo de uma vez. Começar com treinos pesados e intensos logo no início pode causar lesões e fadiga.

Sendo assim, para evitar contratempos, o segredo é não ter pressa. Não pense em volume e sim em técnica de nado. A dica principal é: faça distâncias de séries menores com pouco intervalo.

2. Reduza a intensidade do trabalho

Voltar a treinar e já partir para exercícios de alta intensidade aumenta os riscos de lesões musculares. Ou seja, decidir pelo mesmo tipo de exercício e intervalos que você pegava anteriormente pode sobrecarregar os músculos e articulações, por exemplo.

Uma dica é começar devagar e ir aumentando a intensidade de treinos de forma progressiva. Séries em A1, isto é, aeróbio de baixa intensidade, são ideias para esse momento.

💡Saiba mais: Quais as diferenças entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos?

3. Mantenha a frequência

Outro ponto importante para voltar aos treinos é manter a frequência. Na volta, opte por realizar exercícios de baixa intensidade e com menos volume durante as duas primeiras semanas, ao mínimo três vezes.

Dessa forma, seu corpo consegue se acostumar mais rapidamente e o condicionamento é recuperado, sem que existam lesões.

💡Saiba mais: O que comer antes da natação?

4. Evite o uso de materiais

Nas duas primeiras semanas de volta aos treinos, evite usar materiais como palmares e paraquedas. Isso tudo evita a sobrecarga desnecessária dos membros e evita lesões no corpo.

5. Mantenha-se motivado

Mais difícil do que começar é recomeçar. A falta de afinidade com o treino é uma das principais razões para ficar desmotivado.

Então, se você quer vencer o desânimo, busque o apoio de um técnico ou professor de natação. Dessa forma, a sua rotina de treinos pode ficar mais dinâmica e motivadora.

💡Saiba mais: Guia completo de como nadar na chuva

Pronto para voltar aos treinos?

Voltar aos treinos de natação, além de ajudar a manter a autoestima elevada, contribui com a prevenção de diversas doenças, garantindo mais qualidade de vida e longevidade.

Por fim, caso queira ler mais conteúdos sobre natação, confira o nosso blog.

COMPARTILHE

Talitha Adde

Jornalista e pós-graduada em Jornalismo Digital pela ESPM-SP. É atleta de natação e águas abertas formada no Clube Paineiras do Morumby. Gosta de produzir conteúdos que ajudem a elevar o nível do esporte amador e competitivo.

Ver publicações

Artigos relacionados