17 de março de 2023585 palavras2.2 min leitura

Quais as diferenças entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos?

Muitas pessoas têm dúvidas entre as diferenças dos exercícios aeróbicos e anaeróbicos e qual escolher para qual objetivo na natação: ganhar resistência cardiorrespiratória, emagrecer, ganhar massa muscular, entre outros.

De forma resumida, exercícios aeróbicos são os de baixa duração, em que o consumo de energia é a principal fonte de energia para a queima de gordura. Já os anaeróbios são caracterizados por ser curta duração e alta intensidade.

Mas vamos descobrir quais são as diferenças entre aeróbico e anaeróbico e como usar cada tipo de exercício em seu treino de natação? Então, continue com a leitura deste conteúdo. Vamos lá?

O que é exercício aeróbico?

Exercício aeróbico é caracterizado por ser de longa duração, contínuo e de baixa ou moderada intensidade. A sua principal característica é que é um estimulador do sistema cardiorrespiratório e vascular, além de acelerador do metabolismo.

Nesse tipo de exercício, a natação é um grande exemplo de prática, já que o oxigênio funciona como fonte de queima de substratos que irão produzir a energia transportada para o músculo em movimento.

💡Saiba mais: O que é A1, A2 e A3 na natação?

Benefícios dos exercícios aeróbicos

Os principais benefícios dos exercícios aeróbicos são:

  • Perda de peso, já que existe a aceleração do metabolismo;
  • Aumenta a capacidade do corpo de eliminar gordura, uma vez que tem um número maior de enzimas específicas nos músculos para este objetivo.

💡Saiba mais: Quais são os benefícios da natação?

O que exercício anaeróbico?

Exercício anaeróbico tem como principal característica o fato de ser de alta intensidade e curta duração. Por esse motivo, utiliza um tipo de energia que não depende do uso do oxigênio, com produção de ácido lático.

Uma prova de 50 metros livre, ou a simulação da mesma durante o treino, pode ser considerado um exemplo de exercício anaeróbico.

Benefícios do exercício anaeróbico

Os principais benefícios do exercício anaeróbico são:

  • Melhora do metabolismo, já que fica mais rápido e com funcionamento melhor;
  • Aperfeiçoamento do sistema cardiovascular, que passa a trabalhar de forma mais eficaz, deixando o corpo com uma resistência maior.

Afinal, qual tipo de exercício praticar: aeróbico e anaeróbico?

Exercícios aeróbicos e anaeróbicos oferecem muitos benefícios para a saúde, como vimos ao longo do texto. A diferença entre eles é a fonte de energia para praticá-los. Enquanto os aeróbicos usam o oxigênio, os anaeróbicos utilizam carboidratos.

Por esse motivo, a resposta de qual o melhor exercício a se praticar é: depende! Os dois podem ser combinados para o ganho da massa muscular, perda de peso, fortalecimento imunológico e melhora do metabolismo.

Por isso, junto ao seu técnico ou professor de natação, elabore um programa de aulas que contemplem os dois tipos de esforços na água.

Tudo certo sobre exercícios aeróbicos e anaeróbicos?

Ao longo deste artigo, vimos as principais diferenças entre aeróbicos e anaeróbicos. Lembre-se de consultar um profissional de natação antes de se arriscar nos treinamentos.

Por fim, caso queira ler mais conteúdos sobre natação, confira o nosso blog.

COMPARTILHE

Talitha Adde

Jornalista e pós-graduada em Jornalismo Digital pela ESPM-SP. É atleta de natação e águas abertas formada no Clube Paineiras do Morumby. Gosta de produzir conteúdos que ajudem a elevar o nível do esporte amador e competitivo.

Ver publicações

Artigos relacionados