12 de agosto de 2022766 palavras2.9 min leitura

Como a natação ajuda na perda de calorias?

Quantas calorias são gastas na natação? Se você veio em busca dessa resposta, saiba que existem muitas variáveis que influencia nesse fator, incluindo o tempo nadado, idade, gênero e intensidade de esforço.

De modo geral, uma aula de natação queima, em média, 600 calorias por hora. Por exemplo, se o seu objetivo é o emagrecimento, você precisa gerar um déficit calórico, ou seja, comer menos calorias e gastar mais.

Pensando nisso, preparamos este artigo para que você possa entender melhor como funciona as calorias na natação. Então, vamos lá? Confira as principais variáveis que incluenciam o gasto energético no esporte:

1. Tipo de estilo nadado

Alguns estilos da natação são mais desgastantes que outros. Por exemplo, você sabia que o nadando borboleta é muito mais desgastante que os estilos de crawl, costas e peito?

O nado borboleta além de ser o mais difícil é o que mais emagrece (770 kcal/hora). Atrás dele estão crawl, costas e peito, empatados (560 a 630 kcal/hora).

💡Saiba mais: Quais são os estilos da natação?

2. Gênero

As mulheres são 30% mais econômicas quanto ao dispêndio energético nas atividades de natação do que os homens.

Tudo isso devido à maior quantidade de gordura, o que facilita a flutuabilidade do corpo na posição horizontal. Isso proporciona um melhor deslize e, por consequência, menos esforço para nadar.

3. Preparação física

A natação emagrece porque é um exercício aeróbico, assim como caminhada, corrida e andar de bicicleta, por exemplo.

Um bom nadador precisa de menos energia para se mover na água. Nesse sentido, para que ele tenha o mesmo gasto energético de um nadador iniciante, ele deve nadar uma distância maior.

Isso porque quanto melhor a técnica de nado e resistência de treino na água, menos energia precisará gastar para se deslocar na piscina.

💡Saiba mais: Como melhorar o nado crawl?

4. Duração e intensidade da atividade

Os médicos e profissionais da área da saúde quantificam a intensidade da atividade física em uma unidade de medida chamada de MET (equivalente metabólico).

Um MET equivale ao número de calorias que o nosso corpo consome quando estamos em estado de repouso. A partir desse estado, incrementam-se os METs a medida que aumenta a intensidade da atividade.

Por exemplo, uma atividade leve a moderada representa cerca de 5 METs, ou seja, um corpo de um indivíduo ao realizar esse tipo de atividade gasta de cerca de 5 vezes mais energia do que quando estava em seu estado de repouso.

💡Saiba mais: Quais as diferenças entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos?

Por isso, quanto mais longo e forte for a sua sessão de natação, mais calorias são gastas na atividade física.

💡Saiba mais: Como nadar em mar aberto?

5. Metabolismo

Como em qualquer atividade física, o gasto energético também vai depender do metabolismo de cada pessoa.

O termo metabolismo é usado para descrever as várias reações químicas existentes no organismo que garantem as necessidades estruturais e energéticas de um ser vivo.

Entre as finalidades dessas reações químicas, podemos citar a síntese e quebra de biomoléculas, a produção de energia e a conversão de moléculas dos nutrientes em unidades precursoras de macromoléculas.

Por isso, o metabolismo varia de indivíduo para indivíduo, podendo ser diferente em pessoas do mesmo sexo, idade, peso e altura.

O principal componente do metabolismo é a taxa metabólica em repouso. Representa aproximadamente 70% do gasto energético total e se refere às calorias gastas pelo corpo para manutenção das funções básicas no repouso, como os batimentos cardíacos, respiração, controle da temperatura corporal etc.

O restante da taxa metabólica provém das calorias gastas na digestão dos alimentos (aproximadamente 10%) e com a atividade física diária.

Portanto, a manutenção do peso corporal ocorre quando o número de calorias gastas e calorias ingeridas são equivalentes. Mulheres normalmente têm taxa metabólica menor que os homens.

💡Saiba mais: O que comer antes da natação?

Entendido como a natação ajuda a perder calorias?

Ao longo deste artigo, vimos como a natação ajuda na perda de calorias. Existem inúmeras variáveis, mas lembre-se sempre de consultar um profissional da área antes de começar o seu treino.

E caso queira ler mais conteúdos sobre natação, confira o nosso blog.

COMPARTILHE

Talitha Adde

Jornalista e pós-graduada em Jornalismo Digital pela ESPM-SP. É atleta de natação e águas abertas formada no Clube Paineiras do Morumby. Gosta de produzir conteúdos que ajudem a elevar o nível do esporte amador e competitivo.

Ver publicações

Artigos relacionados