14 de abril de 2023474 palavras1.8 min leitura

Guia completo para nadar na chuva

Uma das principais preocupações de quem pratica natação é como nadar na chuva. É importante saber lidar com mau tempo em piscinas e principalmente nas águas abertas, já que um tempo chuvoso interfere na segurança e visibilidade do atleta.

Resumidamente, a piscina ou o mar só se mostram perigosos quando acontece uma tempestade, isto é, chuva com raios. Do contrário, o que é preciso são pequenos cuidados para não ter o seu nado prejudicado.

Ficou curioso? Então, siga a leitura deste conteúdo e veja todas as dicas de como nadar na chuva. Vamos lá?

Como nadar na chuva?

As principais dicas de como nadar na chuva são:

Use um óculos adequado para nadar na chuva

Tanto para piscina quanto para o mar, o ideal para nadar em dias chuvosos é usar um óculos transparente ou fumê para facilitar a visualização.

Como a visibilidade fica prejudicada, com muita neblina e chuva, é preciso tomar alguns cuidados durante o nado. No mar, por exemplo, é preciso analisar e identificar pontos de referências dentro e fora d’água para praticar a atividade com segurança. Já na piscina, o ideal é conhecer bem o local para evitar acidentes com a borda.

💡Saiba mais: 5 melhores óculos de natação

Não entre na água caso esteja relampejando

Dados do relatório feito pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), revelam que no Brasil caem cerca de 77 milhões de descargas elétricas por ano.

E é por esse motivo que você deve evitar nadar na chuva durante uma tempestade com raios. A piscina por si só não atrai raios. O grande perigo de praticar o esporte com descargas elétricas é o corpo do nadador, que funciona como para-raios.

Caso você esteja nadando e comece uma tempestade com raios, saia da água e se abrigue em um lugar seco e fechado. Isso porque a água e o cloro são condutores de eletricidade, isto é, se um raio cair em algum ponto da piscina ou da área de lazer, a energia pode ser conduzida até o nadador.

Se não se sentir seguro, não nade

Agora vamos à dica mais importante do guia de como nadar na chuva: se não se sentir seguro, não entre na água.

Caso opte por treinar ou competir sob essas condições, avise alguém próximo: um salva-vidas, a organização da prova, familiares etc. Segurança na natação é fundamental para tornar o esporte saudável e praticável.

💡Saiba mais: Como nadar em mar aberto?

Tudo certo sobre como nadar na chuva?

Ao longo deste artigo, você conferiu algumas das principais dicas de como nadar na chuva. Caso ainda seja iniciante, lembre-se de sempre nadar acompanhado.

E caso queira ler mais conteúdos sobre natação, confira o nosso blog.

COMPARTILHE

Talitha Adde

Jornalista e pós-graduada em Jornalismo Digital pela ESPM-SP. É atleta de natação e águas abertas formada no Clube Paineiras do Morumby. Gosta de produzir conteúdos que ajudem a elevar o nível do esporte amador e competitivo.

Ver publicações

Artigos relacionados