20 de abril de 2022824 palavras3.1 min leitura

Quais são as regras da natação?

As regras de natação variam desde o tamanho da piscina até a normas específicas para cada um dos estilos do esporte.


Em uma competição de natação, ter uma boa saída, saber como fazer a virada olímpica e, claro, ter uma estratégia equilibrada, são essenciais para ter sucesso em uma prova. No entanto, mais do que tudo isso, é importante saber as regras da natação.

Afinal, como todos as outras modalidades, quem não conhecer o “manual do esporte” pode ser desclassificado.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para você ficar por dentro de todas as regras da natação. Então, vamos lá?

💡Saiba mais: O que é natação e qual a sua história?

Regras da natação

As regras de natação variam desde o tamanho da piscina até a normas específicas para cada um dos estilos do esporte. Sem mais delongas, vamos conhecê-las:

Regras da piscina

No Brasil, uma competição de natação só pode ser realizada em piscinas aprovadas pela CBDA (Confederação Brasileira de Natação). Em disputas como Olimpíadas, mundias, pan-americanos e sul-americanos, essa responsabilidade passa a ser da FINA (Federação Internacional de Natação).

Em via de regras gerais, as provas devem ser disputadas em uma piscina olímpica, ou seja, de 50 x 25 metros, com três metros de profundidade, ou em piscinas curtas, de 25 x 20 metros de largura. Os complexos esportivos podem ser tanto ao ar livre quanto fechados.

Além disso, a piscina deve ser divida por oito raias para competição, além de uma raia livre adicional de cada lado.

Distância das provas

As distâncias das provas de natação são disputadas por estilos, da seguinte forma:

  • Livre: 50m, 100m, 200m, 400m, 800m e 1500m;
  • Costas: 50m (não olímpico), 100m e 200m;
  • Peito: 50m (não olímpico), 100m e 200m;
  • Borboleta: 50m (não olímpico), 100m e 200m;
  • Medley: 100m (25m cadas estilo), 200m (50m cada estilo) e 400m (100m cada estilo);
  • Revezamento: 4x100m livre (100m cada integrante da equipe), 4x200m livre (200m cada) e 4x100m medley (100m cada integrante, um estilo por nadador).

💡Saiba mais: Como nadar o borboleta?

Largada

Todas as largadas da natação são feitas da mesma forma: com o comando de “às suas marcas”, dado pelo árbitro de partida, os atletas devem se colocar na posição de partida. Quando todos estiverem imóveis, é soado o sinal da largada.

O que difere, nesse caso, é a posição no bloco de partida. Nas provas de livre, peito, borboleta e medley, ela é feita por meio de um mergulho. Já nas provas de costas e revezamento medley, a saída é feita de dentro da água.

Quando um nadador parte antes do sinal de partida, ele é desclassificado da prova.

Nado submerso

Em provas de natação, cada nadador pode se manter submerso nos primeiros 15 metros após a largada da prova e viradas olímpicas.

Em provas de livre, costas, borboleta e medley, o atleta pode realizar a técnica da golfinhada, com braços esticados para frente, executando movimentos ondulares com as pernas.

Em provas de peito, a filipina, isso é, o nado submerso do estilo, não pode ultrapassar essa marca.

Para orientar os atletas, no fundo da piscina, existe uma marcação horizontal indicando a distância dos 15 metros.

💡Saiba mais: Quais são as regras da natação paralímpica?

Trajes e equipamentos de natação

Em 2010, a FINA padronizou o uso de trajes de natação para competição. Ficou decidido que os maiôs utilizados só podem ser feitos com poliéster, além de cobrirem uma área do corpo específica.

Para mulheres, o modelo macaquinho, dos ombros até os joelhos. Já os homens devem utilizar uma bermuda, que cobre até os joelhos.

No entanto, antes de pesquisar por um traje, o indicado é conferir a lista de maios aprovados pela Federação Internacional de Natação.

💡Saiba mais:

Conclusão sobre as regras de natação

No artigo de hoje, conhecemos as regras da natação. Se você quiser se aprofundar mais no esporte, sugerimos ler as normas do esporte atualizadas e traduzidas pela CBDA.

Para verificar todos os cumprimentos das normas, os juízes de nado, de virada e de volta fiscalizam se os atletas terminaram as provas sem infringir nenhuma regra. Caso haja alguma infração ao regulamento e regras da prova os nadadores serão desclassificados.

Também são considerados infrações ato antidesportivo e má conduta, que é quando o atleta não respeita as regras de cada estilo de nado, ganhando vantagem em relação aos outros competidores.

Por fim, caso queira ler mais conteúdos sobre natação, confira o nosso blog.

COMPARTILHE

Talitha Adde

Jornalista e pós-graduada em Jornalismo Digital pela ESPM-SP. É atleta de natação e águas abertas formada no Clube Paineiras do Morumby. Gosta de produzir conteúdos que ajudem a elevar o nível do esporte amador e competitivo.

Ver publicações

Artigos relacionados