12 de maio de 2022748 palavras2.9 min leitura

Quais são as regras da natação paralímpica?

A natação, com o atletismo, é um dos esportes que reúne mais o maior número de paratletas em campeonatos. Mas você sabe quais são as regras da natação paralímpica? As adaptações são feitas nas largadas, viradas e chegadas. Já as provas são divididas em classes, conforme o tipo de deficiência e comprometimento funcional ou visual.

Então, quer aprender como funciona a modalidade, curiosidades sobre a natação paralímpica e como praticá-la? Continue com a leitura deste conteúdo! Vamos lá?

Quem pode participar da natação paralímpica?

Atletas com deficiência motora, visual ou intelectual podem disputar a natação paralímpica. Nesse sentido, as provas são divididas em classes, de acordo com o tipo de deficiência e comprometimento visual do nadador. Vamos conhecê-las a seguir!

Categorias da natação paralímpica

As provas na natação paralímpica são classificadas de acordo com o grau de deficiência dos atletas. Por isso, elas são organizadas por nomeação numérica da seguinte forma:

  • 0 a 10: pessoas com limitações motoras;
  • 11 a 13: atletas com deficiência visual;
  • 14: aqueles que apresentam alguma deficiência intelectual.

Além disso, de acordo com o Comitê Paraolímpico Brasileiro, as classes são divididas em:

  • S (nado livre, costas e borboleta);
  • SM (nado medley);
  • SB (nado peito).

As provas se iniciam com a letra S de swimming, isto é, a palavra natação traduzida do inglês para o português.

Dentro dessa ordem, os números são ordenados de 0 a 10 conforme comprometimento físico ou visual do atleta, sendo que as classificações mais baixas representam maiores implicações.

Por exemplo, as pessoas com deficiências físicas são inseridas nas classes de 1 a 10. Já os atletas com deficiência visual passam por exames oftalmológicos, para serem incluídos em uma das classes. A S11 é para cegos totais e as classes S12 e S13 para pessoas com baixa visão. Já a classe S14 é para nadadores com deficiência intelectual.

💡Saiba mais: Quais são os estilos de natação?

Provas da natação paralímpica

Assim como na natação convencional, as competições paralímpicas podem ser disputadas individualmente ou por revezamento, além da divisão em categorias masculinas e femininas. Nesse sentido, as disputas ocorrem nos quatro estilos oficiais do esporte: borboleta, costas, peito e crawl.

As distâncias das provas são as seguintes:

  • Nado livre: 50, 100, 200 e 400 metros;
  • Nado borboleta: 50 e 100 metros;
  • Nado costas: 50 e 100 metros;
  • Nado medley: 100 e 200 metros;
  • Revezamentos.

A seguir, vamos conhecer as regras da natação paralímpica para disputar a modalidade. Continue com a leitura!

Regras da natação paralímpica

As regras da natação paralímpica seguem as mesmas normas do esporte tradicional, porém com algumas adaptações.

💡Saiba mais: Quais são as regras da natação?

Os trajes de natação devem ser adaptados para o nível de deficiência física do atleta, por exemplo, e não é permitido nenhum tipo de prótese que melhore o desempenho do atleta.

Além disso, durante as provas, os árbitros fiscalizam se os estilos estão sendo respeitados, o número de voltas e se a virada é executada corretamente. Qualquer irregularidade pode desclassificar o atleta.

No entanto, existem algumas adaptações. Por exemplo, atletas com dificuldade de equilíbrio podem escolher uma pessoa para ajudá-lo a se a se apoiar no bloco de saía.

Já os nadadores com comprometimento visual contam com o auxílio dos tappers, isto é, um bastão que um auxiliar utiliza para avisá-lo que estão se aproximando da borda da piscina. Para isso, é dado um toque de leve nas costas do atleta.

imagem de nadador com deficiência visual com o auxílio de um tapper, acessório permitido pelas regras da natação paralímpica

Por último, vale ressaltar que atletas da classe S1, S2 e S3, ou seja, com deficiência física, são permitidos a deixarem os pés encostados na parede até que seja liberada a largada da prova.

Tudo certo sobre as regras da natação paralímpica?

Ao longo deste artigo conhecemos as principais regras da natação paralímpica. Assim como o esporte convencional, a modalidade traz inúmeros benefícios para os atletas, como melhora da capacidade cardiorrespiratória, motora e consciência corporal.

💡Saiba mais: Quais são os benefícios da natação para o corpo?

Se você está interessado em começar no esporte, confira todos os artigos do nosso blog.

COMPARTILHE

Talitha Adde

Jornalista e pós-graduada em Jornalismo Digital pela ESPM-SP. É atleta de natação e águas abertas formada no Clube Paineiras do Morumby. Gosta de produzir conteúdos que ajudem a elevar o nível do esporte amador e competitivo.

Ver publicações

Artigos relacionados