21 de outubro de 2022534 palavras2.1 min leitura

Como se pratica o nado borboleta?

O borboleta é um dos estilos mais difíceis e desafiadores da natação. Além da complexidade dos movimentos, o nado exige muita força e coordenação do praticante. Pensando nisso, preparamos este artigo exclusivo para te ensinar como nadar o borboleta.

Assim como o nado peito, o estilo exige bastante percepção espacial e temporal. É o único em que o tronco sai para fora d’água, exigindo bastante força.

A boa notícia é que quanto melhor for a técnica, menor será a quantidade de força aplicada. Então, vamos aprender como nadar o borboleta? Continue com a leitura!

Quais são as fases do nado borboleta?

Antes de aprender como nadar o borboleta, é importante entender como os movimentos do nado funcionam. De forma resumida, as pernas são simultâneas, isto é, ambas fazem movimentos verticais ao mesmo tempo.

Além disso, as braçadas também são sincronizadas entre si. A cada ciclo de braçada, é exigido movimento de duas pernadas.

Nesse sentido, as pernadas acontecem em tempos específicos: de entrada e saída dos braços na água.

Veja um vídeo explicativo sobre o movimento:

Por fim, bloquear a respiração no nado de borboleta também é muito importante. Você não precisa bloquear em todas as braçadas, mas se quiser aumentar a velocidade tente fazer uma respiração a cada dois ciclos.

Como nadar borboleta? Lista de educativos

Agora que você já sabe como funciona o estilo, veja uma lista de educativos para começar a ganhar técnica. Acompanhe a seguir:

Arrastar de polegar

Durante o nado, quando braço estiver começando a fase aérea da braçada (recuperação), arraste o dedo polegar (em toda a fase aérea) até a entrada das mãos na água.

Esse educativo é utilizado para corrigir a posição, que deve ser feita com os braços bem rentes à água.

Peito-borboleta

Executam-se três ciclos completos de borboleta e logo depois três braçadas de peito com perna de borboleta.

Esse exercício educativo faz o atleta sentir e perceber o agarre (ponto de máxima força), que é o mesmo do nado peito.

Ondulação com apoio

Para aprender a fase inicial da braçada do nado borboleta com a perna, tente executar três ondulações e realizar um movimento lateral com as palmas das mãos (abrindo as mãos), como se fosse iniciar um movimento de puxada.

💡Saiba mais: Como fazer a pernada do nado borboleta?

3 braçadas para uma pernada

Este é um educativo para entender como funciona a coordenação motora do nado. Por isso, nade o borboleta com 3 pernadas/ciclo de braçadas (no nado borboleta são 2 pernadas para cada braçada), fazendo a respiração normal.

💡Saiba mais: 7 melhores alongamentos para natação

Tudo certo sobre como nadar o borboleta?

Ao longo deste artigo, você viu as principais dicas de como nadar o borboleta. Antes de colocar tudo em prática, lembre-se sempre de consultar um profissional especializado em natação.

E caso queira ler mais conteúdos sobre natação, confira o nosso blog.

COMPARTILHE

Talitha Adde

Jornalista e pós-graduada em Jornalismo Digital pela ESPM-SP. É atleta de natação e águas abertas formada no Clube Paineiras do Morumby. Gosta de produzir conteúdos que ajudem a elevar o nível do esporte amador e competitivo.

Ver publicações

Artigos relacionados