3 de fevereiro de 2023662 palavras2.5 min leitura

Como fazer a pernada do nado borboleta?

O borboleta é o nado mais complexo da natação. Entre os iniciantes, muitos têm dúvidas de como fazer a pernada do nado borboleta.

A principal dificuldade para quem está começando agora é a recuperação síncrona da pernada sobre a água, principalmente quando combinada com a respiração.

No entanto, uma vez desenvolvida uma técnica eficiente, o nado do estilo torna-se suave e veloz. Então, vamos aprender como fazer a pernada do nado borboleta? Continue com a leitura deste conteúdo!

Passo a passo para aprender a pernada do nado borboleta

Como qualquer esporte, a natação requer muita prática para que os seus movimentos sejam aprendidos e corretamente executados. A seguir, veja como fazer a pernada do nado borboleta:

Pernada de golfinho

A pernada do nado borboleta é a pernada de golfinho. Isso quer dizer que a força e o impulso vêm dos quadris e exigem uma posição corporal aerodinâmica na água.

Se você está começando agora, acompanhar o chute do golfinho com a braçada do nado borboleta é um movimento difícil, já que você precisa se concentrar no tempo do movimento e na respiração correta. Mas, não se preocupe!

Praticando a pernada e a braçada individualmente, você pode entender melhor como é o funcionamento de cada um.

Uma boa maneira de aprender a pernada do nado borboleta é se segurar na borda na piscina. Em seguida, estenda os braços à sua frente com o rosto na água e olhe para o chão da piscina.

Agora, mantenha as pernas o mais juntas possível com os dedos dos pés apontados para baixo. Quando você executar a pernada do borboleta, deve ser um movimento ondulante suave e síncrono.

Movimento da pernada do nado borboleta

As pernas e os pés encontram-se para trás, no movimento descendentes e ligeiramente flexionados no movimento ascendente (até que os tornozelos atinjam o nível da água).

O nadador deve manter o quadril relaxado e concentrar a força no peito dos pés. Para cada ciclo de braços deve haver dois batimentos de pernas. Isto é, a primeira pernada acontece no início da braçada e a segunda no final, ou quando os braços entram e quando saem.

💡Saiba mais: 7 melhores alongamentos para natação

Posição do corpo durante a pernada

Mantenha a cabeça em uma posição neutra voltada para baixo, direcionando os olhos para o fundo da piscina. Isso ajudará a posicionar o seu corpo na superfície da água.

Você pode usar um snorkel para praticar mantendo a cabeça na posição correta enquanto aprende a fazer a pernada do nado borboleta.

Para manter uma posição corporal eficiente ao nadar, mantenha o queixo o mais próximo possível da linha d’água ao subir para respirar.

💡Saiba mais: Como melhorar a posição do nado crawl?

Movimento da braçada sincronizada com a pernada

As mãos devem entrar na água um pouco fora da linha dos ombros com as palmas voltadas para fora ou para baixo, de maneira suave, com os cotovelos ligeiramente flexionados para iniciar a puxada.

Nesse momento a batida para baixo da primeira pernada do nado borboleta deve estar acontecendo.

Depois da puxada, o nadador relaxa a pressão, quando as mãos passam pelas coxas, palmas viram para dentro, dedo mínimo saindo primeiro.

As mãos irão para fora na lateral e sobre a água, de maneira mais relaxada possível, até atingirem a posição de entrada que deve coincidir com a primeira pernada para baixo.

Aprendeu como se faz a pernada do borboleta?

Ao longo deste artigo, você viu as principais dicas de como fazer a pernada do nado borboleta. Antes de colocar tudo em prática, lembre-se sempre de consultar um profissional especializado em natação.

E caso queira ler mais conteúdos sobre natação, confira o nosso blog.

COMPARTILHE

Talitha Adde

Jornalista e pós-graduada em Jornalismo Digital pela ESPM-SP. É atleta de natação e águas abertas formada no Clube Paineiras do Morumby. Gosta de produzir conteúdos que ajudem a elevar o nível do esporte amador e competitivo.

Ver publicações

Artigos relacionados