31 de março de 2023517 palavras2 min leitura

Guia completo para nadar o costas [+ atualização da chegada]

Se você está procurando como nadar o costas, acabou de chegar ao artigo certo. Aqui, vamos dar algumas dicas básicas para quem está começando a aprender sobe o estilo, além de trazer a atualização sobre a nova chegada do nado. Então, vamos conferir?

Especialmente aqueles que estão dando as primeiras braçadas, quando nadam o costas, tendem a cometer um erro básico durante a execução do movimento, relacionado a posição do corpo na água. Confira ao longo do artigo. Vamos lá?

Antes de tudo, o que muda na nova chegada do nado costas?

No fim de fevereiro, a FINA (Federação Internacional de Natação), anunciou uma nova regra para a chegada do nado costas: é permitido ficar submerso após o limite de 15 metros da saída ou virada.

O que isso significa, na prática? Alguma parte do nadador deve quebrar a superfície da água durante a prova, exceto que uma vez que alguma parte da cabeça da pessoa ultrapasse a bandeirinha, o nadador pode estar completamente submerso.

Também é possível que o atleta fique completamente submerso durante a virada, e por uma distância não superior a 15 metros após a largada e cada volta. Nesse ponto, a cabeça deve ter quebrado a superfície. Veja um vídeo explicativo sobre o assunto.

Como nadar o costas?

Um grande equívoco de quem está aprendendo como nadar o costas é manter o corpo na mesma linha da superfície. Isso é correto na natação em geral, mas não quando se trata desse estilo em particular.

💡Saiba mais: Como melhorar a posição do nado crawl?

O esforço para mantê-lo perfeitamente na horizontal para ganhar hidrodinâmica tem a contrapartida de deixar as pernas muito acima do nível da água, o que atrapalha o estilo no geral.

Nesse sentido, um bom estilo de costas exige que o corpo esteja um pouco abaixo do nível da superfície da água.

No entanto, ao corrigir este erro, é comum aparecer outro: o corpo fica mais abaixo do que os pés, dificultando uma boa locomoção na água.

E qual é a postura correta para nadar o estilo costas? Dos dois erros já comentados, o segundo é mais visível e também o mais fácil de corrigir.

Você simplesmente tem que aumentar a velocidade da pernada, manter o queixo em uma posição de 30° do pescoço e uma rotação de braço em velocidade.

💡Saiba mais: O que são educativos para natação e para que servem?

Ajustando estes detalhes, ambos os problemas citados neste artigo são resolvidos. Com isto, você pode nadar mais rápido com o mesmo esforço aplicado anteriormente e, além disso, aperfeiçoar o estilo.

Entendido como nadar o costas?

Ao longo deste artigo, vimos como nadar o costas. Caso tenha dúvidas específicas sobre o estilo, não deixe de consultar um especialista da área.

E caso queira ler mais conteúdos sobre natação, confira o nosso blog.

COMPARTILHE

Talitha Adde

Jornalista e pós-graduada em Jornalismo Digital pela ESPM-SP. É atleta de natação e águas abertas formada no Clube Paineiras do Morumby. Gosta de produzir conteúdos que ajudem a elevar o nível do esporte amador e competitivo.

Ver publicações

Artigos relacionados